Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Vestuário: Calçados, chapéus e limpeza das roupas


Calçados
Os pobres quase sempre andavam descalços, mas outros usavam sandálias simples. A sola era feita de um pedaço de couro de vaca cortado na forma do pé. Ela era ligada ao pé por uma tira comprida que passava através da sola, entre o dedo maior e o segundo dedo do pé, e era amarrada ao redor do tornozelo (Lc. 3:16). Um outro modelo prendia alças feitas ao redor da sola com uma tira, cruzando-as por sobre o pé. Chinelos eram também usados.


 Sandália de couro do Séc. I d.C.; encontrada na fortaleza de Massada.

Chapéus
A maioria dos homens parece ter usado uma cobertura no alto da cabeça: um pedaço de material dobrado em forma de tira com um dos lados virado para cima, de modo a dar uma aparência de turbante. As mulheres usavam um quadrado de material dobrado para proteger os olhos e que caía sobre o pescoço e ombros, como proteção completa contra o sol, o qual era mantido no lugar por um cordão trançado. Um véu transparente era usado algumas vezes sobre a cabeça para que a mulher não mostrasse o rosto em público. Só o marido podia ver a face da esposa. Rebeca ocultou assim o rosto antes de casar-se com Isaque (Gn. 24:65). na cerimônia de casamento o véu era retirado do rosto da noiva e colocado no ombro do noivo, com a declaração: "O governo está sobre os teus ombros" (Is. 9:6)
Trajes de um casal rico: Note o manto dele como um vestido e as mangas largas; a mulher usa braceletes, pingentes, brincos e tira na cabeça.


Limpeza das Roupas
 As roupas eram lavadas, permitindo que a água limpa de um regato passasse pela trama do tecido removendo a sujeira; ou colocando as roupas molhadas sobre pedras chatas e esfregando a sujeira. Davi usou a idéia de lavar roupas com um símbolo da ação necessária para limpar o seu pecado (Sl. 51:2). O sabão era feito de óleo de oliva ou de um álcali vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUES